Protetor solar: Saiba qual é o melhor para sua pele e como usar - Tudo Para Mulheres

Protetor solar: Saiba qual é o melhor para sua pele e como usar

O fator de proteção solar deve ser, preferencialmente, de 50, porém, as pessoas mais morenas podem usar um índice menor, porque a pele mais escura confere uma proteção maior relativamente aquelas com peles mais claras.

Para garantir a proteção da pele contra os raios ultravioleta, também é importante aplicar o filtro solar corretamente, aplicando uma camada uniforme, que deve ser reaplicada a cada 2 horas de exposição solar ou após o contato com a água do mar ou da piscina, por exemplo. Além disso, para uma maior proteção da pele pode-se usar também um protetor solar bebível ou tomar suplementos com carotenos e anti-oxidantes, que ajudam, em conjunto com o filtro solar, a proteger a pele dos danos causados pelo sol. 

Pele morena: FPS entre 20 e 30

 Pele morena: FPS entre 20 e 30

Apesar de proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol, o protetor solar diminui a capacidade de produção de vitamina D. Assim, para uma adequada produção de vitamina D, aconselhado-se tomar sol durante pelo menos 15 minutos antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem usar protetor solar.

Qual protetor solar escolher

Embora seja aconselhado usar protetor solar com índice de proteção 50, as peles mais escuras podem usar índices mais baixos, com segurança, conforme indicado na tabela:

Fator do protetor solarTipo de peleDescrição do tipo de pele
FPS 50Adultos com peles claras e sensíveisCriançasTem sardas no rosto, a pele queima-se muito facilmente e nunca fica bronzeada, ficando avermelhada.
FPS 30Adultos com peles morenasA pele é morena clara, o cabelo castanho escuro ou preto que, por vezes, se queima, porém, também se bronzeia.
FPS 20Adutos com pele negraA pele é muito escura, raramente se queima e bronzeia muito, mesmo que o bronzeado não seja muito visível.

Uma informação importante que deve ser observada no rótulo do protetor solar é a proteção para os raios ultravioleta do tipo A e B (UVA e UVB). A proteção UVB garante proteção contra as queimaduras solares, enquanto a proteção UVA garante proteção contra o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Como aplicar o protetor solar corretamente

Para usar o protetor solar deve-se ter alguns cuidados, como aplicar o produto até mesmo nos dias nublados e menos quentes, sendo importante:

  • Passar o protetor solar na pele ainda seca, pelo menos 15 minutos antes da exposição solar;
  • Repassar o protetor solar a cada 2 horas;
  • Escolher um protetor solar específico para a cor da pele;
  • Usar também protetor labial e um protetor solar próprio para o rosto;
  • Passar o protetor por todo o corpo de forma uniforme, cobrindo também os pés e as orelhas;
  • Evitar ficar muito tempo diretamente exposto ao sol e no horário de mais calor.

Antes de utilizar pela primeira vez um protetor solar, deve-se fazer um pequeno teste, para saber se o corpo faz alergia ao produto. para isso, pode-se passar uma pequena quantidade atrás da orelha, deixando atuar por cerca de 12 horas, para ver se a pele reage ao produto. Caso não ocorra nenhuma reação, significa que pode ser aplicado em todo o corpo.